HomeNossa HistóriaArtigosFotosVideosNotícias
MinistériosDownloadsCadastre-seFale ConoscoLocalização
 
 
 COLUNISTAS
   Carla Alecrim
   Dom Alberto Taveira
   Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSsP
   Frei Sebastião F., ofmcap
   Frt. Inácio da Trindade, sjs
   Ivanildo Jr
   Lucimar Maziero
   Padre Flávio Sobreiro
   Papa Bento XVI
   Papa Francisco
   Papa João Paulo II
   Pe. João Evangelista, sjs
   Pe. Micael de Moraes, sjs
   Ronnei Peterson
 
 CATEGORIAS
   **Mostrar tudo
   **Artigo
   **Bispos
   **Espiritualidade
   **Formação
   **Formação Humana
   **Liturgia Diária
   **Ministérios
   **Notícias
   **Papa
   **Raio-x do Servo
   **RCC
   **Sacerdotes
   **Santo do Dia
   **YouCat
 
Artigo: Confira mensagem do papa Bento XVI
Subtítulo: aos membros da RCC
Data: 30/05/2012
Colunista: Papa Bento XVI
Categoria: **Notícias

Queridos irmãos e irmãs!

Com grande alegria saúdo-vos por ocasião do quadragésimo aniversário da Renovação no Espírito Santo, na Itália, a expressão deste grande movimento de renovação carismática que ocorre na Igreja Católica, a partir do Concílio Vaticano II. Saúdo a todos com afeto, iniciando pelo Presidente Nacional, ao qual agradeço pelas palavras bonitas, cheias do Espírito, que trouxe a mim em nome de todos vocês. Saúdo o seu Orientador Espiritual, membros da Comissão e do Conselho, coordenadores e líderes de grupos e comunidades espalhadas por toda a Itália. Que a vossa peregrinação, uma oportunidade de fazer uma pausa de oração junto ao túmulo de São Pedro, possa fortalecer a vossa fé, vos faça crescer no testemunho cristão e possibilite que vós enfrenteis sem medo, guiados pelo Espírito Santo, as tarefas desafiadoras da nova evangelização.

Tenho o prazer de encontrar-vos na véspera de Pentecostes, festa fundamental para a Igreja e tão significativa para o seu movimento, e exorto-vos a aceitar o amor de Deus que nos é comunicada através do dom do Espírito Santo, o princípio unificador da Igreja. Nessas décadas - quarenta anos – vós tendes vos esforçado para oferecer vossa contribuição específica para a propagação do Reino de Deus e a edificação da comunidade cristã, promovendo a comunhão com o Sucessor de Pedro, com os Pastores e com toda a Igreja. De maneiras diferentes vós afirmastes o primado de Deus, para quem se dirige sempre e supremamente nossa adoração. E vós tendes proposto trazer essa experiência para as novas gerações, mostrando a alegria da vida nova no Espírito, através de uma ampla variedade de obras de forção e atividades relacionadas com a nova evangelização e a missão ad gentes. Vosso trabalho apostólico tem contribuído para o crescimento da vida espiritual da sociedade e da Igreja italiana e, através de caminhos de conversão que levaram muitas pessoas para serem curadas profundamente pelo amor de Deus e muitas famílias a superarem momentos de crise. Há também em seus grupos jovens que generosamente responderam à vocação de especial da consagração a Deus, tanto no sacerdócio quanto na vida consagrada. Por tudo isto, eu vos agradeço e ao Senhor!

Queridos amigos, continuai a testemunhar a alegria da fé em Cristo, a beleza de ser discípulos de Cristo, o poder do amor que o Evangelho irradia na História, bem como a graça incomparável que cada crente pode experimentar com a prática santificadora dos sacramentos na Igreja e com o exercício de humildade e desinteressado dos carismas, que, como diz São Paulo, devem sempre ser usados para o bem comum. Não ceda à tentação da mediocridade e do hábito! Cultive na alma desejos elevados e generosos! Fazei vossos os pensamentos, sentimentos e ações de Jesus! Sim, o Senhor chama cada um de vós para ser um colaborador incansável de seu plano de salvação, que muda corações; Ele também precisa de vós para fazer de vossa famílias, comunidades e cidades lugares de amor e esperança.

Na sociedade de hoje vivemos em uma situação, em certa medida, precária, caracterizado pela insegurança e pela fragmentação das escolhas. Muitas vezes faltam pontos de referência para inspirar a própria existência. Torna-se cada vez mais importante, portanto, construir o edifício da vida e das relações sociais na rocha estável da Palavra de Deus, guiado pelo Magistério da Igreja. Este sempre leva em consideração essa afirmação de Jesus, que diz: "Quem ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha" (Mt 7, 24-25).

O Senhor está conosco, agindo com o poder do seu Espírito. Ele nos convida a crescer em confiança e abandono à sua vontade, na fidelidade à nossa vocação e ao compromisso de nos tornarmos adultos na fé, esperança e caridade. Adulto, segundo o Evangelho, não é aquele que não está sujeito a ninguém e não precisa de ninguém. Adulto, que o é madura e responsável, é apenas aquele que se faz pequeno, humilde servo de Deus e que simplesmente não segue os ventos do tempo. É necessário, portanto, formar as consciências à luz da Palavra de Deus e assim dá-las firmeza e verdadeira maturidade; Palavra de Deus, da qual se tira o significado e o impulso para cada projeto eclesial e humano, mesmo no que diz respeito à construção da cidade terrena (cf. Sl 127,1). Devemos renovar a alma das instituições e enriquecer a História com sementes de vida nova.

Hoje, os crentes são chamados a um testemunho convicto, sincero e confiável de fé, estreitamente unido aos esforços da caridade. Através do amor, de fato, até mesmo as pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho são capazes de chegar mais perto da verdade e converterem-se ao amor misericordioso de nosso Pai celestial. A este respeito, exprimo o meu apreço por aquilo que vós fazeis para difundir uma cultura de Pentecostes nos ambientes sociais, propondo uma animação espiritual em conjunto com iniciativas em favor dos que sofrem privações e marginalização. Refiro-me em particular ao vosso trabalho em favor do renascimento material e espiritual dos presos e ex-detentos, no "Centro de Excelência para a promoção da solidariedade humana Mario e Luigi Sturzo", em Caltagirone, bem como no "Centro Internacional para Família", de Nazaré, ao qual tive a alegria de abençoar a pedra fundamental. Continuai no vosso compromisso com a família, lugar indispensável de educação para o amor.

Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo! Não vos canseis do contato com o Céu: o mundo precisa de oração. Precisamos de homens e mulheres que sentem a atração ao Céu em sua vida, que façam do louvor ao Senhor um novo estilo de vida. E sejai cristãos alegres! Confio todos vós a Maria Santíssima, presente no Cenáculo durante o evento de Pentecostes. Perseverai com ela em oração, caminhai guiados pela luz do Espírito Santo, vivendo e proclamando a mensagem de Cristo. Que vos acompanhe a minha Bênção Apostólica, que concedo carinhosamente a vós, e faço extensiva a todos os membros do Movimento e suas famílias. Obrigado!

 

BENEDICTUS PP. XVI

Autor: Papa Bento XVI
Fonte: RCC Brasil
Voltar para página de artigos
Comentários

Nome(requerido)

Email(requerido)




mais comentários clique aqui ...
Todos os direitos reservados a Invictos Tecnologia
Versão 1.0.0.89