HomeNossa HistóriaArtigosFotosVideosNotícias
MinistériosDownloadsCadastre-seFale ConoscoLocalização
 
 
 COLUNISTAS
   Carla Alecrim
   Dom Alberto Taveira
   Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSsP
   Frei Sebastião F., ofmcap
   Frt. Inácio da Trindade, sjs
   Ivanildo Jr
   Lucimar Maziero
   Padre Flávio Sobreiro
   Papa Bento XVI
   Papa Francisco
   Papa João Paulo II
   Pe. João Evangelista, sjs
   Pe. Micael de Moraes, sjs
   Ronnei Peterson
 
 CATEGORIAS
   **Mostrar tudo
   **Artigo
   **Bispos
   **Espiritualidade
   **Formação
   **Formação Humana
   **Liturgia Diária
   **Ministérios
   **Notícias
   **Papa
   **Raio-x do Servo
   **RCC
   **Sacerdotes
   **Santo do Dia
   **YouCat
 
Artigo: Conheça a história da ilustração gráfica do YOUCAT!
Data: 07/08/2012
Categoria: **Notícias

Nossa Equipe tem preparado para você amigo do Catecismo Jovem muitas novidades. Aqui no site você poderá acompanhar esse mês por exemplo, uma série de entrevistas que fizemos com alguns dos nossos irmãos que compõem a Equipe do YOUCAT em Augsburg na Alemanha. 

 Você já deve ter se perguntado quem foi a mente brilhante que ilustrou o YOUCAT, que criou a logo oficial, os avatars. Pois bem, agora suas perguntas terão respostas, pois, procurado por nossa Equipe,  o Alexander Lengerkeresponsável por toda a ilustração gráfica da Coleção YOUCAT - Catecismo Jovem, Livro de Oração da Juventude e Agenda 2013 – gentilmente aceitou ser entrevistado.   A entrevista será publicada aqui em nosso site em 2 partes e hoje veremos a Parte I dessa rica partilha. Acompanhe:

 

Catecismo Jovem: A animação gráfica do YOUCAT e sua estrutura dialógica faz com que ele assuma um caráter jovem sem perder a essência da doutrina. Caro Alexandre, como se deu toda a elaboração gráfica do YOUCAT?  Como você se tornou responsável por ela?

Alexander Lengerke:  Tomei conhecimento sobre o projeto Catecismo Jovem através daMichaela Heereman, pois um dos filhos dela é casado com minha irmã. Ela constantemente falava sobre este projeto e eu disse: Bem, se esse projeto se tornar um livro, eu poderia desenhá-lo e incluir meus pequenos “stickmans”, nos quais eu já estava trabalhando por algum tempo. Ela me encorajou a entrar em contato com Bernhard Meuser, que é de fato o criador do projeto pois não só trabalho no conteúdo do livro, como também fez todos os contatos com as autoridades da igreja e os assuntos sobre a publicação. Enviei a ele meu portfólio e escrevi que meu estilo gráfico poderia expressar muito bem o conteúdo do livro. Ele escreveu-me uma curta resposta, dizendo “Ok, manterei seu trabalho em mente”. Então tivemos que esperar pois o texto ainda não havia sido aprovado pela Congregação da Fé e outras autoridades da Igreja, mas de repente tudo precisou funcionar de forma realmente rápida.

Coleção YOUCAT: Catecismo Jovem, Livro de Oração e Agenda

Ele me pediu para fazer duas ou três páginas com alguns desenhos nelas. Então eu decidi ilustrar o sacramento da confissão e a descida do Espírito Santo, juntas com alguns primeiros rascunhos. Esperei um ou dois dias e estava bastante animado. Me perguntava: O que ele iria achar? A resposta dele veio com entusiasmo, fazendo com que isso fosse a minha entrada no projeto.  Ambas as ilustrações da Confissão e do Espírito Santo estão no livro, exatamente como desenhei na primeira vez. Hoje sou responsável pela direção de arte do YOUCAT, e este é um grande e animado desafio. Aproveitando o sucesso do YOUCAT nós estamos produzindo agora livros de assuntos mais detalhados: Publicamos o “YOUCAT – Livro Oração da Juventude”“YOUCAT – Agenda Jovem” e no futuro publicaremos livros sobre o sacramento da reconciliação e confirmação, e o DOCAT, que explicará a Doutrina Social da Igreja para os jovens. Nós também estabelecemos o Centro YOUCAT em Augsburg, na Alemanha, de onde o websitewww.youcat.org e todas as outras atividades são gerenciadas.

Catecismo Jovem: Como foi criado a Logo oficial do YOUCAT?

Alexander Lengerke: A ideia para o desenho do logotipo nasceu em uma oficina de um grupo de  jovens durante aqueles acampamentos de verão onde o Catecismo da Juventude foi escrito e discutido. Com a permissão deles eu usei “suas cruzes” para transformá-los em simplificados itens gráficos. Eu também incluiu itens que refletem outras coisas da nossa tradição católicas. Depois de reunir tudo, então eu formei a letra “Y” com esses itens que, em seguida, tornou-se o logotipo YOUCAT. Assim, o projeto de YOUCAT está fortemente ligado às suas origens com base na criatividade dos jovens. 

Catecismo Jovem:  Em uma outra entrevista a Senhora Michaela Heereman nos afirmou que “uma das coisas que mais agradou o Papa no YOUCAT foi a animação em quadrinhos no fim das páginas; que ao serem passadas rapidamente é possível ver o Stickman  se movendo.” Que sentimento brota em seu coração ao ver que sua criação contribui para que o YOUCAT seja acolhido por jovens do mundo inteiro?

Alexander Lengerke: É quase inacreditável. Eu nunca imaginei que meu trabalho seria recebido por um público tão grande. Quando vejo imagens dos jovens do Brasil, Estados Unidos ou França segurando o livro em suas mãos, eu realmente preciso pensar duas vezes: Foi você mesmo quem fez isso? Ah sim! Foi você sim! Sou muito grato a Deus por isso.

Catecismo Jovem: No Brasil estamos promovendo estudos do YOUCAT nas redes socias preparando os jovens que caminham rumo à JMJ – Rio 2013. Certamente você estará conosco. Mas hoje que recado você deixaria para cada jovem brasileiro que aceita o desafio de estudar Catecismo?

Alexander Lengerke: Vocês estão de parabéns! Continuem assim! Compartilhem! E expressem isso onde e quando necessário. Algum dia você percebe (se já não percebeu) que Deus ama você como se fosse seu primeiro amor. Os desafios virão. A Fé cristã e ser católico se tornam cada vez mais questionados nos dias de hoje. Mas você deve sempre se lembrar somente daquele momento que o Senhor acendeu a luz em seu coração!


Fonte: Catecismo Jovem
Voltar para página de artigos
Comentários

Nome(requerido)

Email(requerido)




mais comentários clique aqui ...
Todos os direitos reservados a Invictos Tecnologia
Versão 1.0.0.89